quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ativ.7 – Unid.4 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O que é currículo?
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. Currículo escolar.
Todavia sabemos que o currículo de uma escola vai além do espaço da sala de aula,vai além do conteúdos relacionados para as séries, pois qualquer ambiente pode ser usado para adquirir ou construir conhecimento e também a socialização para que se forme pessoas cidadãs.
E a educação hoje necessita de reformulações em metodologias, em recursos didáticos, para poder acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente e ao qual está inserida. Não devemos no entanto, acreditar que o simples fato de a escola possuir computadores estará sendo atual e moderna. Corre-se o risco de mau uso sem finalidades objetivas e didáticas. Se, principalmente, o professor não for requalificado para essas tecnologias, a escola pode estar a usar o computador apenas como mais uma máquina auxiliar, assim como já houveram tantas outras, como retroprojetor, TV, etc. O professor ao propor o uso do computador na sua prática pedagógica, deve utilizá-lo para estimular o conhecimento, a capacidade de pensar e de criar do aluno. Se a escola como um todo se fechar para essas mudanças urgentes, estará sendo discriminadora com aqueles que não teriam outra oportunidade a não ser essa de poder participar dessas tecnologias e estar melhor preparado para o mundo competitivo atual.
Acredito que o computador auxiliará todo o processo de construção do conhecimento, porém não é somente isso, o professor como chave mestra para conduzir e mostrar ao aluno que ele também é responsável pelo sua aprendizagem. A aprendizagem humana é vista através de teorias diversas e a do construtivismo diz que o aluno é o responsável pela própria aprendizagem e que ocorre em etapas “estrutural mental do sujeito”.
O aprendizado deve ser visto como um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais (PIAGET, 1995).
Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.
.

Ativ6_tianinha_unid4

Relato de Projetos de Trabalho
No decorrer deste ano letivo, realizei juntamente com as professoras Terezinha e Rosângela um Projeto com os alunos do 5.º ano A, período matutino sobre Alimentação Saudável - Frutas.
No primeiro momento, pesquisamos sobre as diversas qualidades de frutas existentes na região e quais as mais saudáveis e indispensáveis a nossa alimentação.
Levamos os alunos ao Laboratório de Informática, para pesquisa e os alunos ficaram surpresos com tanta diversidade de frutas catalogadas na Internet.
Esta ferramenta muito tem auxiliado neste Projeto, promovendo uma aula criativa e dinâmica.
No final do Projeto fizemos uma deliciosa salada de frutas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Relatório

RELATÓRIO
Aula desenvolvida pelas professora Carla, Izilda, Solange e Sebastiana, no dia 25/09/09 com os alunos do 5ºano B da Escola Municipal Profª Elzinha Lizardo Nunes.
Iniciamos a aula com a explicação sobre o Sistema Digestório,sua importância, funções e partes.
Levamos os alunos para a sala de Informática para que eles pesquisassem sobre o tema e pudessem ver o sistema Digestório identificando suas partes.
O tema foi apresentado de forma clara tendo uma boa compreensão porte dos alunos, após esta pesquisa os alunos foram levados para sala e tiveram que construir com massinha de modelar o sistema Digestório e identificar suas partes.
Houve grande colaboração entre os alunos durante a construção do sistema digestório mesmo com algumas dificuldades eles conseguiram construí-lo.
Os objetivos propostos foram alcançados e os alunos passaram a conhecer, identificar e perceber a importância do mesmo.

Apresentação de Aula do Sistema Digestório

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividades de 6 à 10 da Unidade 3

3.6 – Execute com seus alunos a atividade planejada no item anterior.
Obs. Faça um relato de sua experiência no seu blog.

3.7 - Criar uma apresentação multimídia (se for hipermídia, melhor ainda) no editor de texto de apresentações para ser utilizada no próximo encontro para apresentar seu trabalho aos colegas.
Obs. Poste a apresentação criada por você no seu blog.

3.8 – Faça um relatório descrevendo a atividade que foi planejada e executada com seus alunos. Poste em Biblioteca/Material do Aluno, tema: Atividade 8 unid3, subtema: Metadados.

3.9 – Apresentação do trabalho desenvolvido com seus alunos, no formato multimídia ou hipermídia.
Obs. Relate no seu blog esta experiência.

3.10 – Postar no Portal do Professor o seu planejamento e o relato da experiência.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

HIPERMÍDIA E MULTIMÍDIA

ativ1_sebastiana_unid3

Hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos,imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

Multimídia corresponde a integração de diferentes modalidades de mídia: gráficos, imagens, textos, áudio, animação ( que possibilita melhor visualização de imagens em 3-D, enriquece representações gráficas, permite mapear fenômenos que mudam com o tempo, etc.) e vídeo ( utilizado para mostrar coisas que se movem) na representação de dados.
Atividades da Unidade 3
Atividade 1 unidade 3

Faça um texto diferenciando multimídia de hipermídia
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_hiperm%C3%ADdia)
e poste em interação FÓRUM

Atividade 2 unidade 3

Após navegar nos portais do Professor e Porta curtas(http://portacurtas.com.br/index.asp e http://portaldoprofessor.mec.gov.br
proponha sugestões de como utilizar multimídia e hipermídia em suas aulas.
FÓRUM

Atividade 3 unidade 3

Minhas descobertas:
Compartilhe as descobertas feitas no portal do professor e porta curtas. Apresente aos colegas que achar conveniênte. FÓRUM

Atividade 4 unidade 3

Crie um esboço inicial de uma atividade com seus próprios alunos, envolvendo uso de objetos em mídias digitais. Faça um relato no DIÁRIO DE BORDO.

Atividade 5 unidade 3

Faça o planejamento da atividade com mídias digitais a ser desenvolvida na escola. Pense em atividade viável com os recursos disponíveis na escola. Inclua no seu planejamento o Maximo de detalhes, salve-o como por ex: ativ5_reila_unid3 e poste na BIBLIOTECA material do aluno, tema: Atividade 5 subtema: Planejamento. Organize uma apresentação para ser utilizada como suporte no próximo encontro presencial sobre seu planejamento

MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA EM SALA DE AULA

ativ2_sebastiana_unid3
A multimídia vem como uma ferramenta que pode ajudar a resgatar em sala de aula a mais antiga forma de comunicação humana, a comunicação oral, o contar estórias , a inserção do "contar estórias" no currículo da escola básica, falando das propriedades dos contos, destaca o ritmo e ritual exemplificados em situações do tipo"era uma vez... viveram felizes para sempre", utilizando no enredo situações como bem/mal,,grande/pequeno e o equilíbrio afetivo/cognitivo por meio da utilização de metáforas e analogias.

A hipermídia permite a integração de várias mídias eletrônicas em sala de aula que já estão sendo amplamente utilizadas , como a televisão, o vídeo e o computador.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TRABALHANDO COM HIPERTEXTO

Trabalhando com Hipertxto


Ativ7_Sebastiana_unid2
Relatório

No dia 19/09/2009, nós, professoras Sebastiana, Izilda e Solange, levamos os alunos do 1º ano do ensino fundamental para trabalhar o poema “As Borboletas”, usando o Data Show no Laboratório de informática.
Foi trabalhado o poema com hipertexto. Nos links buscamos o significado de borboletas, borboletas azuis, escuridão e o que é metamorfose das borboletas. Também foi apresentado um vídeo sobre a metamorfose da borboleta com a turma de Cocoricó, que foi linkado do youtube.
Os alunos ficaram interessados, participaram da aula fazendo perguntas, queriam saber principalmente porque tinha algumas palavras de outra cor ( azul ). Então, explicamos que eram as palavras que nós íamos estudar para aprendemos mais, ou seja, eram as palavras linkadas.
Tivemos alguns pequenos problemas, pois preparamos a aula no Word2007 e na hora não conseguíamos abrir os links, mas os objetivos foram alcançados com sucesso.

sábado, 22 de agosto de 2009

wikidicionário

Ativ11_tianinha_unid2

O Wikidicionário é uma ferramenta que vem colaborar para o enriquecimento da minha pratica pedagógica. Com ele podemos pesquisar palavras desconhecidas de uma maneira prazerosa, porque os alunos ama estar em contato com o novo.
O wikidicionário é mais uma ferramenta tecnológica que vem para contribuir e aumentar nossos conhecimento e amenizar nosso trabalho.

wikipédia

Ativ10-Tianinha_unid2


A Wikipédia para mim foi novidade, pois não conhecia este endereço eletrônico, gostei muito e achei muito útil. Podemos utilizar de várias maneiras em sala de aula enriquecendo assim o conhecimento de nossos alunos e até mesmo o nosso.
Cadastrei-me na Wikipédia e naveguei muito, pois encontrei vários assuntos que me interessou e até descobri algo sobre a minha família. Achei também interessante em poder contribuir com esta enciclopédia eletrônica.

wikipédia

Família!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

sábado, 15 de agosto de 2009


ATIVIDADES 7 ATE 12 DA UNIDADE 2

Atividade 2.12

Apresentação no quinto encontro das atividades realizadas com seus alunos com apoio do pôster.OBS. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 2.11

Cursista navegue pelo Wikicionário : http://pt.wiktionary.org/, aprenda a utilizá-lo, analise exemplos. Após a navegação vá ao Fórum: Wikicionário e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 2.10

Cursista navegue pela Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/, veja o conceito, a história e como se cadastrar para participar como membro de uma Wikipédia. Vá ao Fórum: Wikipédia e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 2.9

Cursistas vocês deverão construir um pôster, veja leitura 2.9, para dar apoio à apresentação da experiência com seus alunos, no inicio do quinto encontro presencial.Obs. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 2.8

Faça o registro digital de sua experiência como professora utilizando tecnologias com seus alunos e faça links com o trabalho dos mesmos. Poste no seu Portfólio e link com o conteúdo trabalhado, com as fotos dos alunos trabalhando etc.OBS. Não se esqueça de dar um titulo ao seu registro e mencione que é a oitava atividade da unidade dois.

Atividade 2.7

Cursistas vocês irão executar juntamente com seus alunos a aula planejada anteriormente, enquanto o grupo executa a aula outro grupo vai observar e fazer anotações referentes às atividades realizadas pode ilustrar com fotos o seu relato. Disponibilize na Biblioteca – tema: Atividade 7 subtema: Tecnologia na prática. Não se esqueça de salvar de maneira que pode facilitar a sua identificação: ativ7_reila_unid2OBS. Veja alguns pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade: Como os alunos se envolveram? Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? O que conseguiram fazer e perceber? Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivesse previstas? De que forma se relacionaram as duplas internamente? Mais disputaram o uso da máquina ou mais colaboraram para o andamento do trabalho? As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras? Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos? Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? Os equipamentos funcionaram a contento Os programas funcionaram a contento? Análise Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala: - A turma, como um todo, recebeu bem a proposta da atividade? - A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum? O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática? - Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma como transcorreu? - Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? Vocês ficaram satisfeitos com a atividade? - Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos? - Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas? - O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos? - A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso.


Planejando com hipertexto


PLANO DE AULA
1- INDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORA: Sebastiana Paes
1.2- ESTABELECIMENTO: Escola Municipal Profª Elzinha Lizardo Nunes
1.3- MUNICÍPIO: Alto Taquari –MT
1.4- E-MAIL: tianinhapaes@hotmail.com
1.5- DISCIPLINA: Língua Portuguesa
1.6- CONTEÚDO: Poema usando hipertexto
1.7- SÉRIE: séries iniciais do ensino fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
4- OBJETIVO ESPECIFICO:· Levar o aluno a conhecer o processo da metamorfose da borboleta · Trabalhar rimas, estrofes e versos.· Reproduzir o texto.· Levar o aluno através de hipertexto a conhecer o significado das palavras · do poema.· - Trabalhar dobradura,colagem e pintura
5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
Vinícius de Moraes
As borboletas

Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
Leitura oral do poema.Interpretação oralApresentação das palavras linkadasEstudo das palavrasApresentação do vídeo sobre a metamorfose da borboletaMontar um painel sobre o poema.
6 - RECURSOS METODOLÓGICOS:·
- Computador;· - Internet;· - Data Show;· - Lousa.· - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
7 – AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O que é hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
É o paradigma da interface para reunir documentos. Pode explicar-se como sendo uma maneira de organizar as ligações externas de textos na web. O prefixo hyper implica que se pode ultrapassar essa limitação local, uma vez que ela pode ser feita com esse servidor ou num externo.
A utilização mais corrente deste termo é o de ligar o texto das páginas na web com informação relacionada, por meio da hiperligação (hyperlink). Clicar numa hiperligação tem por efeito dar ordem ao computador de ir buscar essa informação e a apresentar no navegador

atividade da unidade 2

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo. Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma. Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)
Padre Fábio de Melo

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ATIVIDADES DA UNIDADE 2

Ativ1_ unid2

A atividade propõe que cada cursista navegue em hipertexto e, em seguida, troque impressões com seus colegas de dupla. Depois, cabe a você reunir todo o grupo para uma discussão da experiência. Poste também no blog as atividades postadas na BIBLIOTECA.

Ativ2_unid2

A atividade provoca os cursistas para outra nova experiência: que tal aprender sobre hipertexto por meio de hipertexto? A idéia é navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto de 250 a 300 palavras relatando suas impressões. Deve publicá-lo na BIBLIOTECA do curso, material do aluno no tema: Atividade 2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.Após a conclusão da atividade, converse com os colegas sobre a experiência que viveram. O texto da unidade apresenta algumas perguntas instigadoras do debate, mas não é necessário que os cursistas respondam efetivamente.

Ativ3_unid2

Ao longo da atividade 3, o cursista é levado passo a passo a construir um hipertexto e, no fim, a salvá-lo em sua pasta, colocando-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas na área de compartilhamento de produções(blog). Publique-o na BIBLIOTECA no tema: Atividade 2.3, no subtema: Impressões sobre experiências de navegação.

Ativ4_unid2

O cursista deverá dirigir-se ao ambiente de compartilhamento de produções e escolha, leia e comente alguns trabalhos dos colegas no FÓRUM, tema: Impressões sobre experiências de navegação. Depois deverá rever o seu próprio trabalho, aceitando ou refutando as críticas dos colegas e, se julgar pertinente, modificando seu texto original.

Ativ5_unid2

Essa atividade é a criação de portfólio, que no nosso caso é o blog.Postar no fórum o endereço do seu blog.

Ativ6_unid2

Nesta atividade, em dupla ou trio, planejem usar, em sala de aula, alguns dos recursos aprendidos nas semanas anteriores. Sugerem-se exemplos de atividades, como criação de paginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na internet ou navegação e pesquisa na Internet. Para esta atividade indicamos duas leituras:a) O texto Leituras sobre hipertexto. Disponível em http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf b) Contornos arquitetônicos – parte de um hipertexto criado por Maria Helena Pereira Dias que descreve com algum detalhe o que é um hipertexto e discute sua utilização no contexto educacional. Disponível em: http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html Para planejar a atividade, não esqueça que devem constar do planejamento:a) Objetivos de aprendizagem – o que se pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade;b) Atividades – as etapas das atividades, que devem ser claramente definidas;c) Recursos necessários – identificação e listagem dos recursos necessários, disponibilidade para uso, como utilizá-los;d) Citar as competências e conhecimentos prévios – dos alunos necessários para participar da atividade;e) Formas de avaliação – como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo?Esta atividade será salva por ex: ativ6_reila_unid2, a mesma deve ser postada na Biblioteca, Material do Aluno, tema: Atividade 6, subtema: Planejando atividades com hipertexto. Vá ao Fórum: Análise dos trabalhos dos colegas, e analise o trabalho de um grupo.