sábado, 15 de agosto de 2009


ATIVIDADES 7 ATE 12 DA UNIDADE 2

Atividade 2.12

Apresentação no quinto encontro das atividades realizadas com seus alunos com apoio do pôster.OBS. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 2.11

Cursista navegue pelo Wikicionário : http://pt.wiktionary.org/, aprenda a utilizá-lo, analise exemplos. Após a navegação vá ao Fórum: Wikicionário e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 2.10

Cursista navegue pela Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/, veja o conceito, a história e como se cadastrar para participar como membro de uma Wikipédia. Vá ao Fórum: Wikipédia e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 2.9

Cursistas vocês deverão construir um pôster, veja leitura 2.9, para dar apoio à apresentação da experiência com seus alunos, no inicio do quinto encontro presencial.Obs. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 2.8

Faça o registro digital de sua experiência como professora utilizando tecnologias com seus alunos e faça links com o trabalho dos mesmos. Poste no seu Portfólio e link com o conteúdo trabalhado, com as fotos dos alunos trabalhando etc.OBS. Não se esqueça de dar um titulo ao seu registro e mencione que é a oitava atividade da unidade dois.

Atividade 2.7

Cursistas vocês irão executar juntamente com seus alunos a aula planejada anteriormente, enquanto o grupo executa a aula outro grupo vai observar e fazer anotações referentes às atividades realizadas pode ilustrar com fotos o seu relato. Disponibilize na Biblioteca – tema: Atividade 7 subtema: Tecnologia na prática. Não se esqueça de salvar de maneira que pode facilitar a sua identificação: ativ7_reila_unid2OBS. Veja alguns pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade: Como os alunos se envolveram? Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? O que conseguiram fazer e perceber? Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivesse previstas? De que forma se relacionaram as duplas internamente? Mais disputaram o uso da máquina ou mais colaboraram para o andamento do trabalho? As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras? Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos? Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? Os equipamentos funcionaram a contento Os programas funcionaram a contento? Análise Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala: - A turma, como um todo, recebeu bem a proposta da atividade? - A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum? O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática? - Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma como transcorreu? - Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? Vocês ficaram satisfeitos com a atividade? - Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos? - Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas? - O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos? - A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso.


Planejando com hipertexto


PLANO DE AULA
1- INDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORA: Sebastiana Paes
1.2- ESTABELECIMENTO: Escola Municipal Profª Elzinha Lizardo Nunes
1.3- MUNICÍPIO: Alto Taquari –MT
1.4- E-MAIL: tianinhapaes@hotmail.com
1.5- DISCIPLINA: Língua Portuguesa
1.6- CONTEÚDO: Poema usando hipertexto
1.7- SÉRIE: séries iniciais do ensino fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
4- OBJETIVO ESPECIFICO:· Levar o aluno a conhecer o processo da metamorfose da borboleta · Trabalhar rimas, estrofes e versos.· Reproduzir o texto.· Levar o aluno através de hipertexto a conhecer o significado das palavras · do poema.· - Trabalhar dobradura,colagem e pintura
5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
Vinícius de Moraes
As borboletas

Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
Leitura oral do poema.Interpretação oralApresentação das palavras linkadasEstudo das palavrasApresentação do vídeo sobre a metamorfose da borboletaMontar um painel sobre o poema.
6 - RECURSOS METODOLÓGICOS:·
- Computador;· - Internet;· - Data Show;· - Lousa.· - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
7 – AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.

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